quarta-feira, 18 de abril de 2018

FRIDA & VINCENT & LYLI


Todo amante, seja qual for o objeto de seu amor, tem no fundo o desejo de justificar sua escolha. 
Por isso muitas vezes, ouço com paciência de Jó algum amigo discursar por horas sobre os filmes do Bergman, e omito que assisti 'Gritos e Sussurros' quatro vezes por teimosia, e saí do cinema sem descobrir o porquê de tanto. Também não confesso, rubra de vergonha, que até a pouco tempo imaginava Truffaut como um doce francês.
Picasso é outra história. É difícil se indispor com uma unanimidade mundial,  mas para mim não tem fase rosa, azul, cubos, quadrados, trapézios...Nada. Nenhuma geometria vale tanto ufanismo. Além do mais, era inimigo do Modigliani e o ridicularizava sempre que possível. Se é inimigo do Modigliani é inimigo meu.
Comecei tudo isso para contar como a sensibilidade da Lyli, uma menininha que gosta de arte e suas histórias, facilmente resolve tais questões.
Se já chorou muito com a morte dos peixinhos que a Clarice Lispector esqueceu de alimentar em um de seus contos para crianças, imaginem a tristeza ao ler os livros ilustrados com a biografia da Frida e do Van Gogh.
Pois é, mãe que deseja cercar a educação por todos os lados faz dessas tolices.  Não poderia ser um pintor bem sucedido, feliz no amor e fora dele? Alto, rico, bonito, inteligente, bem humorado...
Logo a Frida Kahlo e o Van Gogh ? Não há como ficar incólume ante às aflições de ambos .
O estranhamento começou logo nas primeiras páginas.
- "Mas ela nunca mais ficou boa? Sentia muita dor?" 
As telas da Frida não comportam nossos padrões de alívio para as dores infantis, 'vou dar um beijinho que passa'. O sofrimento está estampado em cada pincelada.
Van Gogh foi um drama ainda maior. -"Não vendeu nem um quadro? Nem unzinho? Cortou a orelha?"
Inconformada com tudo isso e após muito pensar, surgiu uma bela manhã quando ninguém mais lembrava da sua tristeza, com a solução mágica. 
"Mãe, podemos mudar o final?"
"Claro, você pode imaginar o que quiser. Que final você gostaria que eles tivessem?"
"Em primeiro lugar o Van Gogh. Ele pintou muitos quadros,  vendeu todos eles e ficou rico. Nunca cortou a orelha nem foi parar no hospício."
"Ok, e a Frida?"
"Ela foi para o hospital e fez uma operação, usou muletas por um tempo e  depois ficou boa."
"Está esquecendo dos peixinhos que morreram de fome?"
"Não, mãe. Mas eles não morreram de fome..."
-"Não?"
"Não. Morreram porque comeram demais..."
Com uma gargalhada encerrou a conversa e saiu a correr pela casa.

"Frida & Vincent" - Art Print by Jermaine Rogers
Terê Oliva
http://tereoliva.blogspot.com 



Nenhum comentário: