domingo, 12 de maio de 2013

DIA DAS MÃES

"Louisa Hammond"
Tela de Maria Anna Catharina Angelika Kauffmann - 1741/1807
Pintora Suíça.

Meus pensamentos se espalham sobre a mesa.
Em cada veio do mogno, em cada reentrância de nó coagulam.
São tentáculos de um polvo demente que escapa do meu domínio para abissais profundezas sem retorno.
Não se ligam a mim, não são mais substância da mulher que tateia a invisibilidade das palavras.

Perco as chaves do portão do jardim onde desejava descansar nesse domingo
O banco, as flores involuntárias, o cheiro de jasmim, o abacateiro
Desaparecem nessa névoa que cinge as boas intenções do recado que escreveria.

Hoje as mães se regozijam.
Dia escolhido para homenagens, perdoáveis exageros, auréolas, bulas de santidade.
A minha, sábia, escondeu-se arrastando a minha infância para debaixo da grande mesa
Onde a poesia me deixou falando sozinha.
Tela de Hans Buchmann - 1852/1917
Terê Oliva

Nenhum comentário: