quinta-feira, 17 de março de 2011

PORÇÃO DE QUINQUILHARIAS


Gosto das coisas sem função, sem objetivo claro ou obscuro
Que para nada servem e por nada permanecem guardadas
Através de anos, décadas,  a desafiar o lixeiro
Com um jeito coquete das mulheres fáceis, que todo homem espana
Mas nenhum deles casa, tampouco delas abdica.
.
Como o livro velho que nunca lerei, pois já o mesmo novo li.
A alergia aos fungos o mantém aos meus pulmões fechado
Porém guardado em lugar seguro, distante do nariz, mas posse minha.
Egoísta, que tanto o amo e em flertes o acarinho e imagino
Minhas mãos e olhos que íntimos dele se tornaram
Ao gastar suas páginas e ler, sentir e pensar o bocado que fiz
No mesmo outro, sem igual idade e cheiro.
.
Há também o anjo com meia asa quebrada
Que aqui reside desde um ano de já esquecido número
Como esquecida permanece a causa da exposta fratura.
Anjinho de vestes plissadas que chegou nas mãos
De clara criança com olhos azuis, tal qual querubim
Gêmeo dos que vivem nos quadros da Média Idade.
Ele agradece aos anjos maiores a asa e meia herdada
E sem rubores ousa rasantes pelo meu quarto num zoom de mosquito.
Mesmo torto, pendendo para a esquerda da asa boa
Minhas orações carrega aos céus.
.
A escultura de pedra abstrata que desvendar não consigo
Passeia pisando duro pelos cômodos sem achar lugar.
Parece me desafiar com seus cortes.
Granítico mistério de abscissas loucas
Criando um pássaro do paraíso.
Numa ponta aguda uma perna de mulher.
Às vezes, em estremecimento erótico
Transformo a rocha toda
No falo ereto de um deus fauno que sangra
No meio do bosque as virgens ninfas que dele fogem.
.
Tanto mais, tanto mais
Não existe sensibilidade no útil
Nele a imaginação fenece.
Inútil conclusão que a lugar nenhum conduz
Nem minha casa esvazia.
.

Tela de John Watkins Chapman - (1832/1903)
'Old Curiousity'
Pintor Inglês 
.
Terê Oliva
http://tereoliva.blogspot.com

Nenhum comentário: