terça-feira, 12 de julho de 2011

PATO ROUCO.

Hoje virou notícia de jornal e matéria de estudo para psicólogos, pedagogos e especialistas que, tentam explicar a violência inexplicável do bullings.
Mas nem sempre foi assim.
Nem sei porque incorporamos mais uma palavra inglesa quando já temos tantas aqui para usar: implicar, chatear, incomodar, molestar, irritar, aborrecer, oprimir, hostilizar, apoquentar- essa é das antigas, mas é boa- intranquilizar, desassossegar, e até mesmo quizilar.
Será que o bullings tem algo a ver com o nosso verbo bulir? Creio que não. Ou então desvirtuamos o nosso bulir para uma conotação sexual.
- " Menina, não deixe nenhum menino bulir com você! "
Ou era bolinar? Não me recordo. E ora isso não importa nem interfere nas minhas memórias do Ronaldo, colega de colégio, feio como um cão, só menos feio que lobisomem, de dentes grandes e tortos, com pernas e braços cabeludos de chamar atenção.
Justamente esse avesso de Adônis me perseguiu por anos com um apelido detestável, e que só não era usado por todos porque minha falsa indiferença enganava a muitos.
Empinar o nariz e olhar com régia superioridade para os plebeus me salvou de ser o 'Pato Rouco' da escola inteira.
O tom grave de minha voz vem lá de longe, das tias e tias-avós, e nunca havia me incomodado até a cria de lobisomem me perseguir pelo colégio gritando:- "Pato rouco quá- quá, pato rouco quá-quá..."
Um belo dia, eu, tão magrela e majestosa, parti para a briga da minha vida; e mesmo sem punhais de prata, atraquei-me com a besta e bati-lhe até cansar, ou levar um soco no olho que ficou roxo a semana inteira.
Agora, muito mais esperta e rouca, imagino se o pobre Ronaldo, tão feio e cabeludo desejava realmente bullingar comigo.
Ou no fundo, sem o saber, queria mesmo era me bolinar?


Obra de Norman Rockwell - (1894/1978)
Ilustrador Americano

Teresinha Oliveira.

Um comentário:

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

sei muito bem o que é isso, eram minhas dores estudantis